O que é o Hidrolato?
O hidrolato é um produto derivado do processo de destilação a vapor de plantas, e é, basicamente, a água que contém os compostos solúveis da planta, mas em uma concentração mais suave do que o óleo essencial. Durante a destilação, o vapor de água passa pelas folhas, flores ou raízes das plantas, extraindo seus componentes aromáticos e terapêuticos. Depois, o vapor é condensado e coletado, gerando dois produtos: o óleo essencial e o hidrolato (também chamado de "água floral").
Qual a diferença entre Hidrolato e o Óleo Essencial?
A principal diferença entre o óleo essencial e o hidrolato está na concentração! O hidrolato é muito mais diluído e, por isso, pode ser usado de maneira mais segura e versátil em diversos tratamentos, como para a pele e cabelo, sem causar irritações. Ele possui propriedades terapêuticas similares às do óleo essencial, mas de forma mais suave.
Algumas maneiras de usar o hidrolato:
Tônico facial: ajuda a equilibrar a pele, especialmente para quem tem pele sensível ou com tendência a acne.
Spray refrescante: pode ser usado para refrescar a pele ou até mesmo o ambiente.
Hidratação capilar: ajuda a revitalizar os fios sem pesar.
Na Cardoso Artesanais usamos o Hidrolato de Lavanda Brasileira
Diferente da lavanda francesa, a Lavandula dentata, cultivada aqui no Brasil, tem um aroma mais rústico, com notas verdes e frescas.
Benefícios do hidrolato da lavanda brasileira:
Ação anti-inflamatória: O hidrolato tem propriedades que ajudam a acalmar a pele irritada, sendo útil para quem sofre de inflamações, acne ou outras condições cutâneas. Ele ajuda a equilibrar a pele e pode ser usado como tônico para peles mais sensíveis.
Antisséptico e purificador: Ele tem uma ação antisséptica suave, sendo eficaz para limpar a pele e prevenir infecções causadas por bactérias e fungos, sendo uma boa opção para quem tem pele oleosa e propensa a acne.
Cicatrizante e regenerador: O hidrolato de lavanda brasileira também ajuda na regeneração da pele, auxiliando na cicatrização de pequenas feridas, queimaduras leves e até mesmo cortes superficiais.
Equilibra o pH da pele: Pode ser usado para equilibrar a oleosidade da pele, agindo como um tônico natural para manter a pele hidratada sem deixá-la oleosa.
Como usar o Hidrolato de Lavanda Brasileira?
Lançamos nosso hidrolato como um tônico facial. Mas você pode e deve usá-lo de diversas formas, veja alguns exemplos:
Tônico facial: Após limpar a pele, borrife o hidrolato diretamente no rosto para refrescar e tonificar a pele. Ele pode ser usado tanto pela manhã quanto à noite. Use os dedos para espalhar!
Cuidado capilar: Borrife o hidrolato diretamente no couro cabeludo ou misture-o com óleos vegetais para um tratamento hidratante e purificador.
Hidratação extra: Em climas mais secos ou depois da exposição ao sol, o hidrolato pode ser usado para hidratar a pele e aliviar possíveis irritações e trazer uma sensação de pele limpa e fresca.
Você já experimentou o hidrolato da lavanda brasileira ou está interessado em testar? Clique Aqui e aproveite o que esse produto incrível tem a oferecer!
.